terça-feira, 7 de outubro de 2014

Importação Plano de Contas (Excel) para Contabilidade.


Na ultima versão disponibilizamos opção de importar arquivo de plano de contas no formato XLS, para o Módulo contábil sem que haja necessidade de redigitar na contabilidade.

Esta opção pode ser realizada através do Módulo Contábil no Menu Integração >> Importar Plano de Contas TXT e XLS.

Veja exemplo:











quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Instalação do programa para uso em um computador ou em rede.


Manual de instalação do programa para uso em um computador ou em rede.

Antes de passarmos para as instruções de instalação é interessante entender que o programa pode ser usado tanto em um computador sozinho como em uma rede com vários computadores, compartilhando os dados (o que cadastra em um computador fica visível no outro). Se você usa o programa em um computador sozinho pode considera-lo como o SERVIDOR. Já se usa em uma rede o SERVIDOR seria o computador principal, geralmente mais potente e que fica sempre ligado. É nele que faz a instalação SERVIDOR do programa e nele ficará o banco de dados, enquanto os ESTAÇÕES apenas irão conectar-se a ele em rede para acessar este banco de dados e manipula-lo. Abaixo segue o passo a passo para instalação, tanto no SERVIDOR como nas ESTAÇÕES. Este passo a passo serve para todos os nossos programas.

A instalação
O primeiro passo para instalar a Escrita Fiscal é efetuar o download da instalação. Para isso acesse o endereço http://www.prosisw.info/arquivos/sistemas/ .














Em seguida vá até a seção de download e localize o executável e dê um duplo-clique.  Ao fazer isso verá uma tela com uma mensagem “bem vindo ao assistente de instalação” semelhante a da imagem abaixo. Clique em “Avançar” nesta tela. Antes recomendo que feche todos os programas utilizados no momento.


















O próximo passo é a configurar a pasta onde o sistema será instalado, o usuário pode modificar o caminho padrão da instalação, mas isto não é recomendável.


















Nesta etapa vamos definir se a instalação vai ser no Servidor ou Estação.

Servidor:
Se vai usar o programa em um só computador deixe selecionado Servidor onde todos os dados serão cadastrados neste computador. Caminho que será salvo seu BANCO DE DADOS  C:\Prosis\Banco\Contabil.fdb

Nota: Se vai usar o sistema Escrita Fiscal em rede precisará escolher um dos computadores da rede como principal, este será o Servidor, geralmente escolhe o mais potente e que fique sempre ligado.

Estação:
Marque essa opção quando o computador for um terminal. (Atenção caso informado essa opção em um computador principal, ou seja no servidor o sistema não vai funcionar por falta de banco de dados).  



















A próxima tela pode alterar o nome do atalho do Menu >> Iniciar. Clique em avançar para continuar.



















Próxima tela vai mostrar o sistema que esta sendo instalando, e se deseja incluir um atalho na área de trabalho.



















Clique em instalar para iniciar a instalação, ou clique Voltar para revisar ou alterar alguma configuração.

Em alguns caso o instalador pode pedir pra finalizar algum sistema em uso.



















Geralmente logo após a instalação da Escrita Fiscal, acontece de instalar o Firebird, esse passo só vai acontecer caso não tenha o Firebird instalado na maquina. Para finalizar a instalação cliquei em concluir.



















Se a instalação foi feita a do SERVIDOR, ao abrir o programa vai aparecer uma tela de login. No primeiro acesso ao programa e até que você altere o usuário será ADM e a senha também ADM.

Se a instalação foi feita a da ESTAÇÃO, ao abrir o ícone da Escrita Fiscal clique no botão Banco de Dados para configurar a conexão com o SERVIDOR.



















Bom agora precisa mudar o Tipo de Conexão de Local para Remota, em seguida clique no botão Ambiente de Rede que mostrará todos os micros conectados na sua rede selecione o servidor da Escrita Fiscal que você irá se conectar.

Servidor/Porta : Nome da maquina onde a escrita esta  instalado como servidor.

Banco de Dados: O caminho do bando de dados (local físico a maquina onde o banco de dados está salvo), Este caminho, mesmo sendo em uma estação, deverá ser o mesmo caminho físico do banco de dados informado no servidor.
Nota: O Banco de dados FireBird não requer compartilhamento nem mapeamento da pasta que armazena o bando de dados.

Login: “sysdba”. Usuário de conexão padrão no bando de dados (não é a senha de Login da Escrita).

Senha: masterkey”. Senha de conexão padrão no banco de dados (não é a senha de login da Escrita).




















Depois de cadastrados os dados de conexão, clique em “Verificar Conexão”. Deverá aparecer a mensagem conforme imagem abaixo, confirmado então o êxito na conexão.


















Agora sua Escrita Fiscal já está configurada para acessar o banco de dados corretamente.
Entre com seu login e senha.
Caso esse seja o seu primeiro acesso, utilize o seguinte usuário ADM e senha também  ADM.

Essa tela também poderá reaparecer no futuro caso ocorra algum erro de conexão com o servidor.

Erros de conexão em rede


























Primeiro teste: é verificar o caminho do banco de dados no servidor. Se você não mudou o caminho de instalação do programa no servidor nem precisará mexer neste campo. Sá se mudou o caminho deve ser exatamente o mesmo usado no servidor e não pode ser um compartilhamento ou mapeamento de rede.

Segundo teste: Verificar se o Firebird, esta instalado na ESTAÇÃO. 
* Clique no login da Escrita Fiscal depois no botão Banco de Dados vai abrir essa janela:
* Agora clique no Botão: Firebird Local.






















Caso não esteja instalado clique no instalar versão recomendada ou pode executar o Firebird direto da pasta de instalação do sistema. C:\Prosis\instalações\Firebird-2.1.0.17798.exe

Após a instalação verifique se o mesmo foi instalado.




















Terceiro teste: Verificar no SERVIDOR se o Firewall do Windows "não" esta bloqueando o acesso na ESTAÇÃO. 

Veja abaixo como resolver:

No Painel de Controle do SERVIDOR localize o Sistema e Segurança.















Dentro de Sistema e Segurança localize o Firewall do Windows.

















Clique no botão Ativar e Desativar o Firewall do Windows.


















Próxima tela verifique se esta desativado o Firewall do Servidor.


















Quarto teste: Verificar se o AntiVirus do Servidor não esta bloqueado o acesso do sistema na estação. Tente desativar o antivírus no servidor e logo em seguida realize um teste de conexão no terminal, se a conexão for realizada com sucesso, precisa contactar o técnico do seu escritório para configurar o antivírus no Servidor.

Quinto teste: verificar se o Firebird está ativo ou seja sendo executado corretamente no servidor.
Podemos ainda ver a versão do Firebird instalada no Servidor, se o mesmo está sendo executado como um serviço ou como uma aplicação e a forma e inicialização: automaticamente ou manualmente.
Veja na imagem como testar a instalação do Firebird.




































Caso ainda tenha problemas de conexão de rede mesmo resolvendo as questões acima, ou outra duvida na instalação entre em contato com nosso suporte.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Integração Escrita para Contabilidade

Integração On-Line com Contabilidade

1.Configuração.

Para fazer a integração da Escrita Fiscal para a Contabilidade, a empresa deverá já estar com o plano de contas e históricos já criados na contabilidade.

1.1. Configuração no cadastro de empresas.
Entre no Menu Cadastro Empresas e Acesse a aba Escrita Fiscal depois a aba Integração












Em “integração”  deve configurar a forma da sua integração para contabilidade.
0 - Não faz integração......>   Sistema oculta todos os campos referente a integração.
1 - Manual (Off line).........>   Off-line as notas só serão integradas quando solicitado.
2 - Automático (On line)...>   A integração irá ocorrer no momento do lançamento da nota.

Botão: Informações Integração Contábil. (configurações obrigatórias antes da integração)












No quadro “geral” verificar a forma de contabilização.

[ x ] Contabilizar C.F.O Sem Pagamento.  Lançamento de Remessas e Retorno se deseja contabilizar precisa anotar essa pergunta.

[    ] Deduzir I.C.M.S do Total da Nota.  O Valor do ICMS será deduzido do valor contábil da nota fiscal e contabilizado em conta separada.

[   ] Contabilizar Pis/Cofins nota a nota. Com esta opção marcada será habilitados novos campos para configuração contábil do Pis/Cofins no cadastro de CFOP.  Para cada nota fiscal será gerado um lançamento contábil do Pis/Cofins.

[   ] Não Contabilizar Apuração dos Impostos. Com esta opção marcada o sistema deixa de realiza a integração da apuração dos impostos.

[   ] Contabilizar IPI separado e não deduzir das notas. Para cada nota fiscal será gerando um lançamento específico para o IPI separado da nota.

[   ] Contabilizar notas canceladas. Contabiliza as notas canceladas como provisão e depois gera o cancelamento revertendo à provisão.

[   ] Contabilizar Custo Médio Notas Fiscais de Saídas. Essa opção somente deve ser preenchida para empresa cooperativa, quando informado o sistema habilita uma nova tela de integração contábil no lançamento de saídas.


Aba informações.













Será necessário informar a conta analítica do CAIXA referente ao seu plano de contas. Lembrando que as contas analíticas estarão sempre no último nível.
Exemplo
Máscara: x.x.x.xx.xxxx
1.1.1.01 Caixa Geral (conta sintética)
1.1.1.01.0001 Caixa (conta analítica)

1.2. Além da configuração da aba Escrita Fiscal precisa configurar a aba da Contabilidade.


Partiremos agora para configuração do cadastro de cliente e fornecedores. Nessa etapa onde informamos se o sistema irá considerar a conta contábil informada no cadastro dos clientes e fornecedores ou não. Entenda!

1.3. Contabilização Fornecedor / Cliente
1.3.1. Conta individual:
Se a contabilização for individual será inclusa uma conta para cada fornecedor/cliente automaticamente no plano de contas

Quando informado Conta Individual é necessário informar a conta sintética do grupo cliente e fornecedor do plano de contas.

Exemplo:

Conta Sintética do Cliente 1.1.2.01                 Conta Sintética do Fornecedor 2.1.1.01

Grupo do Clientes                                               Grupo de Fornecedores
João........................... 1.1.2.01.0001                    João........................... 2.1.1.01.0001
Valdir.......................... 1.1.2.01.0002                   Valdir.......................... 2.1.1.01.0002
Prosis......................... 1.1.2.01.0003                    Prosis........................ 2.1.1.01.0003

Depois de configurado o grupo de clientes e fornecedor no cadastro da empresa, sempre que incluir um novo cliente ou fornecedor na Escrita Fiscal o mesmo estará criando, automaticamente no seu plano de contas da contabilidade sem precisar entrar no plano de contas para cadastrar o cliente ou fornecedor novamente.

Não esqueça de marcar a opção [x] Criar conta automaticamente no cadastro da empresa.

Exemplo da tela preenchida:











1.3.2. Conta Geral: Se utiliza apenas uma conta contábil para todos os clientes/fornecedor é necessário incluir a conta analitica do cliente e fornecedor.

Exemplo:

Conta analitica do Cliente.................... 1.1.2.01.0001 Clientes Diversos
Conta analitica do Fornecedor ............ 2.1.1.01.0001 Fornecedores Diversos

Exemplo da tela preenchida:












2. Classificação Contábil no Cadastro de CFOP.

Para que a integração funcione devidamente o CFOPs usado no lançamento precisam estar devidamente configurado as conta (Débito e Crédito e Histórico).

Como configurar uma CFOP para integração com a Contabilidade

Acesse o menu CADASTRO  ->  Nota Fiscal > C.F.O.  use o filtro para localizar o CFOP desejado,  depois que localizar o CFOP pressione o botão  alterar.














Após alterar o CFOP clique na aba Integração caso a aba esteja oculta verifique o cadastro da empresa que esta informado “não faz integração”.














Na tela integração do CFOP, será necessário criar um código de integração para o valor  À Vista, À Prazo, ICMS, IPI e ST.

Observe a tela abaixo, onde criamos o código de integração.















Na tela integração contábil clique no botão incluir.







Exemplo de uma configuração do Vendas a Vista.

















Configuração Vendas a Prazo.

Observe nesta figura abaixo que a contabilização da conta Debito foi informado a palavra chave <CLIENTE> poderia ser <FORNECEDOR> quando informado essa palavra chave o sistema buscará a conta contábil no cadastro do cliente ou fornecedor.


















Nota: Só pode informar a palavra chave <CLIENTE> ou <FORNECEDOR> quando no cadastro da empresa estiver informado  Conta individual.  Caso no cadastro da empresa esteja informado Conta Geral basta informar a conta 1.1.2.01.0001-Clientes diversos, no lugar do <CLIENTE>. Nesse exemplo não é necessário preencher as contas no cadastro do cliente e fornecedores. Conforme foi explicado no inicio deste tutorial.


Exemplo de uma tela preenchida:














Nota Importante: Durante a integração contábil o sistema utiliza as contas informada no CFOP. Mas nem sempre é possivel  contabilizar os fatos com base no CFOP porque esses códigos são generalizados e nem sempre se relacionam com a essência do fato contábil. Por exemplo, despesas de produção, despesas com materiais de escritórios, despesas com ferramentas de consumo, todas podem usar o CFOP 1.556 (Compra de material para uso ou consumo - Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento). Porém com número do item diferente, para diferenciá-los nesse caso incluimos no lançamentos dos  itens das notas de Entradas e Saídas um campo “código da integração contábil”, quando informado a classificação contábil neste campo o sistema deixa de contabilizar por CFOP.


3. Classificação Contábil no Cadastro Código de Serviço, modelos 51, 53 e 56.

Para que a integração funcione devidamente o Código de Serviços usado no lançamento precisam estar devidamente configurado.

Para informar as contas debito e credito acesse o menu Cadastro > Serviços > Código de Serviços. Selecione o Código de Serviço desejado e pressione o botão alterar.                                      








Após alterar o Código de Serviço, será necessário criar um código de integração para o valor Saídas à Vista, Saídas à Prazo, Entrada à Vista, Entrada à Prazo, ISS e demais campos de impostos retidos.

















Perguntas e Respostas SPED



Pergunta (EFD - Contribuições)
O registro não deve ser informado para esse perfil e/ou tipo de operação.
Campo 1- REG Conteúdo A010 e A100.

Resposta
Vá ao cadastro da empresa, acesse a aba ESCRITA FISCAL depois aba SPED. desmarque a opção Regime de Apuração igual mostra a figura abaixo.


















Perguntas e Respostas


Pergunta

Quando vou iniciar o sistema aparece a seguinte mensagem. The Setup File are Corrupted. 
Please obtain a new copy of the program.

Resposta
Você recebe este aviso quando a instalação\atualização não baixa completamente para o seu computador. Talvez tenha havido uma queda temporária na internet, com que o arquivo fique corrompido. Favor Excluir o arquivo corrompido na pasta C:\Prosis\Instalações ou na pasta de origem e baixar novamente o arquivo pode ser baixado pelo atualizador automático na unidade C:\Prosis\
AtualizadorOnline.exe ou tente baixar direto da pagina http://www.prosisw.info/arquivos/sistemas/

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes