quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Instalação do programa para uso em um computador ou em rede.


Manual de instalação do programa para uso em um computador ou em rede.

Antes de passarmos para as instruções de instalação é interessante entender que o programa pode ser usado tanto em um computador sozinho como em uma rede com vários computadores, compartilhando os dados (o que cadastra em um computador fica visível no outro). Se você usa o programa em um computador sozinho pode considera-lo como o SERVIDOR. Já se usa em uma rede o SERVIDOR seria o computador principal, geralmente mais potente e que fica sempre ligado. É nele que faz a instalação SERVIDOR do programa e nele ficará o banco de dados, enquanto os ESTAÇÕES apenas irão conectar-se a ele em rede para acessar este banco de dados e manipula-lo. Abaixo segue o passo a passo para instalação, tanto no SERVIDOR como nas ESTAÇÕES. Este passo a passo serve para todos os nossos programas.

A instalação
O primeiro passo para instalar a Escrita Fiscal é efetuar o download da instalação. Para isso acesse o endereço http://www.prosisw.info/arquivos/sistemas/ .














Em seguida vá até a seção de download e localize o executável e dê um duplo-clique.  Ao fazer isso verá uma tela com uma mensagem “bem vindo ao assistente de instalação” semelhante a da imagem abaixo. Clique em “Avançar” nesta tela. Antes recomendo que feche todos os programas utilizados no momento.


















O próximo passo é a configurar a pasta onde o sistema será instalado, o usuário pode modificar o caminho padrão da instalação, mas isto não é recomendável.


















Nesta etapa vamos definir se a instalação vai ser no Servidor ou Estação.

Servidor:
Se vai usar o programa em um só computador deixe selecionado Servidor onde todos os dados serão cadastrados neste computador. Caminho que será salvo seu BANCO DE DADOS  C:\Prosis\Banco\Contabil.fdb

Nota: Se vai usar o sistema Escrita Fiscal em rede precisará escolher um dos computadores da rede como principal, este será o Servidor, geralmente escolhe o mais potente e que fique sempre ligado.

Estação:
Marque essa opção quando o computador for um terminal. (Atenção caso informado essa opção em um computador principal, ou seja no servidor o sistema não vai funcionar por falta de banco de dados).  



















A próxima tela pode alterar o nome do atalho do Menu >> Iniciar. Clique em avançar para continuar.



















Próxima tela vai mostrar o sistema que esta sendo instalando, e se deseja incluir um atalho na área de trabalho.



















Clique em instalar para iniciar a instalação, ou clique Voltar para revisar ou alterar alguma configuração.

Em alguns caso o instalador pode pedir pra finalizar algum sistema em uso.



















Geralmente logo após a instalação da Escrita Fiscal, acontece de instalar o Firebird, esse passo só vai acontecer caso não tenha o Firebird instalado na maquina. Para finalizar a instalação cliquei em concluir.



















Se a instalação foi feita a do SERVIDOR, ao abrir o programa vai aparecer uma tela de login. No primeiro acesso ao programa e até que você altere o usuário será ADM e a senha também ADM.

Se a instalação foi feita a da ESTAÇÃO, ao abrir o ícone da Escrita Fiscal clique no botão Banco de Dados para configurar a conexão com o SERVIDOR.



















Bom agora precisa mudar o Tipo de Conexão de Local para Remota, em seguida clique no botão Ambiente de Rede que mostrará todos os micros conectados na sua rede selecione o servidor da Escrita Fiscal que você irá se conectar.

Servidor/Porta : Nome da maquina onde a escrita esta  instalado como servidor.

Banco de Dados: O caminho do bando de dados (local físico a maquina onde o banco de dados está salvo), Este caminho, mesmo sendo em uma estação, deverá ser o mesmo caminho físico do banco de dados informado no servidor.
Nota: O Banco de dados FireBird não requer compartilhamento nem mapeamento da pasta que armazena o bando de dados.

Login: “sysdba”. Usuário de conexão padrão no bando de dados (não é a senha de Login da Escrita).

Senha: masterkey”. Senha de conexão padrão no banco de dados (não é a senha de login da Escrita).




















Depois de cadastrados os dados de conexão, clique em “Verificar Conexão”. Deverá aparecer a mensagem conforme imagem abaixo, confirmado então o êxito na conexão.


















Agora sua Escrita Fiscal já está configurada para acessar o banco de dados corretamente.
Entre com seu login e senha.
Caso esse seja o seu primeiro acesso, utilize o seguinte usuário ADM e senha também  ADM.

Essa tela também poderá reaparecer no futuro caso ocorra algum erro de conexão com o servidor.

Erros de conexão em rede


























Primeiro teste: é verificar o caminho do banco de dados no servidor. Se você não mudou o caminho de instalação do programa no servidor nem precisará mexer neste campo. Sá se mudou o caminho deve ser exatamente o mesmo usado no servidor e não pode ser um compartilhamento ou mapeamento de rede.

Segundo teste: Verificar se o Firebird, esta instalado na ESTAÇÃO. 
* Clique no login da Escrita Fiscal depois no botão Banco de Dados vai abrir essa janela:
* Agora clique no Botão: Firebird Local.






















Caso não esteja instalado clique no instalar versão recomendada ou pode executar o Firebird direto da pasta de instalação do sistema. C:\Prosis\instalações\Firebird-2.1.0.17798.exe

Após a instalação verifique se o mesmo foi instalado.




















Terceiro teste: Verificar no SERVIDOR se o Firewall do Windows "não" esta bloqueando o acesso na ESTAÇÃO. 

Veja abaixo como resolver:

No Painel de Controle do SERVIDOR localize o Sistema e Segurança.















Dentro de Sistema e Segurança localize o Firewall do Windows.

















Clique no botão Ativar e Desativar o Firewall do Windows.


















Próxima tela verifique se esta desativado o Firewall do Servidor.


















Quarto teste: Verificar se o AntiVirus do Servidor não esta bloqueado o acesso do sistema na estação. Tente desativar o antivírus no servidor e logo em seguida realize um teste de conexão no terminal, se a conexão for realizada com sucesso, precisa contactar o técnico do seu escritório para configurar o antivírus no Servidor.

Quinto teste: verificar se o Firebird está ativo ou seja sendo executado corretamente no servidor.
Podemos ainda ver a versão do Firebird instalada no Servidor, se o mesmo está sendo executado como um serviço ou como uma aplicação e a forma e inicialização: automaticamente ou manualmente.
Veja na imagem como testar a instalação do Firebird.




































Caso ainda tenha problemas de conexão de rede mesmo resolvendo as questões acima, ou outra duvida na instalação entre em contato com nosso suporte.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes